Casa Aqua 2016

Autor: Rodrigo Al Makul   

Publicado em 19/04/2016. Editado em 17/03/2017.   0 Comentário(s) > ver comentário(s)

  • Casa Aqua - Montagem do módulo 1 - paredes pré industrializdas

    KRONAN Sistema Construtivo - Fábrica Itapecerica da Serra - SP

    Casa Aqua - Montagem do módulo 1 - paredes pré industrializdas

  • Sistema Construtivo Kronan.

    Peça para fundação da Casa Aqua sendo transportada.

    Sistema Construtivo Kronan.

  • Sistema Construtivo Kronan.

    Equipe de montagem preparando o espaço para receber os módulos industrializados.

    Sistema Construtivo Kronan.

  • Sistema Construtivo Kronan.

    Casa Aqua 2016.

    Sistema Construtivo Kronan.

  • Sistema Construtivo Kronan.

    Casa Aqua 2016.

    Sistema Construtivo Kronan.

Produtos

O protótipo de residência modular chegou ao canteiro e está na Casa Aqua 2016.

 Os visitantes da Casa Aqua – um espaço conceitual criado pela Inovatech Engenharia, com projeto arquitetônico de Rodrigo Mindlin Loeb e Caio Dotto – que está em exposição na Casa Cor São Paulo, podem conferir, na prática e de forma interativa, o sistema construtivo de placas de concreto armado da Kronan. Com mínimo impacto na construção, o sistema reúne, com inteligência, a velocidade da solução, com qualidade e longa vida útil. Graças à flexibilidade dos elementos, a edificação combina uma aptidão natural para compor com unidades de captação de água da chuva ou de energia solar.

O corpo de concreto, sombreado por uma fachada ventilada, contribui para a estabilidade térmica e o conforto acústico dos ambientes. Segundo o gerente técnico da Kronan, Martin Paul Schwark, a Casa Aqua foi produzida em uma semana na fábrica e fechada em dois dias, no canteiro da Casa Cor.

Os módulos, chegaram ao canteiro em quatro caminhões e foram içados por guindaste. A cozinha e o banheiro, produzidos em módulos pela empresa Tecnobagno, foram conectados ao módulo principal já com as conexões elétricas e hidráulicas instaladas. Na cobertura, a laje foi impermeabilizada e coroada por uma placa metálica de sombreamento. O vão interno dos 50 m2 de área construída com concreto estrutural leve ficaram livres mas, em casos de edificações com paredes internas, o gesso acartonado ou outros sistemas de alvenaria poderiam ser usados para dividir os ambientes. A residência está apoiada em uma fundação industrializada. O sistema da Kronan permite trabalhar com amplas aberturas e grandes vãos livres, de até 20 metros.

Sistema Construtivo Kronan

A partir da unidade de produção em Itapecerica da Serra, a Kronan fornece elementos construtivos num raio de 300 quilômetros a incorporadores que queiram construir com menos mão de obra, mais qualidade e prazo reduzido – no caso da Casa Aqua a montagem foi executada com quatro operários – prazo menor e baixo custo com manutenção futura. “Essa antecipação do lucro pode gerar um retorno maior sobre o investimento”, adianta Schwark.

Os equipamentos foram compradas pela Kronan na Finlândia, da empresa Elematic, e a tecnologia foi desenvolvida no Brasil. A produção teve início em 2014. O sistema permite a construção de prédios de até 40 andares e a Kronan já entregou um 28 casas em , 2015.

O Cronograma do Sistame Construtivo KRONAN, respeitou o seguinte sequência:

  • Fabricação das paredes iniciada em 04/04/2016.
  • Entrega de todas as paredes prontas na obra em 19/04/2016.
  • Início da montagem da obra em 19/04/2016.
  • Término da montagem da parte de concreto em 20/04/2016.
  • Entrega da casa montada com o escopo KRONAN em 30/04/2016.

obs: a casa levou 19 dias para ficar 100% pronta.